Como você é combinando cores? Eu não sou muito bom não, confesso. Mas achei uns materiais na internet sobre o círculo cromátivo de cores que pode te ajudar bastante na escolhas das cores para um trabalho, apresentação ou qualquer material que você for produzir. Se liga aí...
O círculo cromático de cores é uma representação simplificada das cores enxergadas pelo olho humano. Ele costuma ser demonstrado por um círculo dividido em 12 partes e cada uma delas é representada por uma cor. Ao longo da história, vários círculos cromáticos foram criados, onde cada um deles objetivava o estudo do uso das cores de diferentes formas. Esse aí ao lado é o círculo cromático mais famoso, criado por Isaac Newton.
É por esse motivo que o círculo cromático também é conhecido por círculo de Newton.
Sua composição é:
- Cores primárias: amarelo, vermelho e azul.
- Cores secundárias: a mistura de duas cores primárias.
- Cores terciárias: a mistura das cores primárias com cores secundárias.
Além das cores classificadas acima, ainda é possível adicionar o preto e o branco, criando tons mais escuros ou mais claros, respectivamente.
Como utilizar o círculo cromático?
De uma maneira bem básica podemos dizer que é possível criar nossas combinações de cores utilizando 3 tipos de hamonização:
- Cores complementares
- Cores complementares decompostas
- Cores análogas
Cores Complementares
As cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre sim e são opostas no círculo cromático. Por exemplo: vermelho e verde.
Elas funcionam muito bem quando a ideia é criar um design com cores vivas, cheio de energia e personalidade.
Cores complementares decompostas
Nessa combinação do círculo cromático, também chamada de tríade, utiliza-se três cores equidistantes que formam um triângulo.
Dessa forma, é possível obter um efeito de alto contraste sem perder a harmonia.
Cores análogas
Trata-se das cores que estão lado a lado no círculo cromático.
Essa combinação serve para criar uma unidade de cor no espaço.
E as propriedades da cor?
Quando falamos de círculo cromático, não é apenas na combinação das cores que você deve pensar.
Outro aspecto importante são as propriedades da cor, como a saturação e o brilho.
Você pode regular os tons para que eles fiquem mais ou menos fortes, criando uma vasta possibilidade de uso das cores.
Veja como as propriedades da cor são classificadas:
Matiz (hue): trata-se da cor pura, sem o branco ou o preto agregados.
Saturação: essa propriedade determina o quão viva é a cor. Quanto menor a saturação, mais próxima de cinza e neutra ela será. Do contrário, mas pura será a cor.
Valor: o valor aproxima a cor do brilho (branco) ou da sombra (preto). Ou seja: ele determina o quão clara ou escura parece uma cor. Essa propriedade tem relação com a quantidade de luz percebida.
Esse material apresenta apenas algumas poucas considerações e deve ser entendido como o início de um estudo, caso você se interesse em perceber o quanto as cores podem influenciar em seu trabalho e que a combinação perfeita resulta em uma maior qualidade.
Na internet existe muito material para ser pesquisado e aqui, como dito, buscamos apenas apresentar o tema para que você possa buscar materiais mais aprofundados e consistentes!
Bom estudo!