O que é o Projeto Inclusão Digital?

Há tempos venho pensando em desenvolver algo que pudesse ajudar as pessoas. Trabalho como voluntário para algumas ONGs e sei da deficiência e dificuldade que muitas pessoas sofrem tem em utilizar ferramentas do mundo digital para realizar suas tarefas quer seja em um nível pessoal ou profissional. Por outro lado, as empresas gostam (quando não exigem) que seus empregados possuam informações e intimidade com o mundo digital, a fim de que possam exercer suas funções de forma tranquila a produtiva.

Outro ponto que percebo é que muitas ONGs e outras instituições possuem até uma infraestrutura (mesmo que pequena) para oferecer à comunidade (ou a seus atendidos) um espaço para a discussão sobre essas questões digitais e até seria viável a elas alocar uma pessoa para efetuar a mediação e orientação desse processo, mas muitas vezes falta tempo e recurso para produzir o material, sistematizando toda a discussão de forma que possa fluir organizadamente. Produzir material de ensino como vídeos, apresentações e apostilas requer muito mais tempo de pesquisa do que propriamente capacidade técnica e muitas vezes o nosso tempo já está alocado.

Por isso um dos objetivos do site é disponibilizar estes materiais de ensino facilitando o aprendizado individual ou coletivo em uma sala de aula.

Por fim, como sei que a maioria das ONGs sobrevive através de doações e ajuda de voluntários, seria uma boa ideia que esse site criado pudesse funcionar para elas como mais um voluntário (dessa vez de informação e aporte), a fim de que elas possam trabalhar com o ensino e uso de ferramentas digitais e promover o conhecimento entre os seus.

O conteúdo disponibilizado neste site tem potencial para beneficiar e alavancar profissionalmente:

  1. Individuo que esteja disposto a realizar os cursos.
  2. Grupos em salas de aula de instituições e ONGs.
  3. ONGs e instituições ao qualificar seu pessoal próprio ou pelo fato de disponibilizar os recursos e o curso para seu publico alvo.

Não se tem como objetivo formar profissionais de qualquer área que seja, mas sim apresentar informações que possam ajudar as pessoas no seu dia a dia, de forma colaborativa e natural. Isso as deixará mais aptas para as funções e tarefas que irão exercer em suas vidas, tanto pessoais como profissionais, poderá ajudar (e ser até um diferencial) na hora de conseguir um emprego. Tendo-se o conhecimento sobre algumas tecnologias, poderemos utilizá-las não só de forma mais eficaz, mas em nosso favor.

Espero que gostem do material produzido e, desde já, convido a todos para serem meus parceiros nessa empreitada. Entrem em contato sempre que quiserem, tragam questões, sugestões, críticas, materiais, vídeos e tudo o que desejarem.

Desde já, meu muito obrigado pelo tempo dedicado em ler esse artigo e acessar o site. Sinta-se em casa e use sem moderação todo o material disponibilizado aqui.

João Batista Pereira da Silva (JBFloripa)

Projeto Inclusão Digital © 2017 - 2018 (Hospedado em ITM Networks)
Todo o material desse site está disponível gratuitamente para todos que desejarem utilizar.
Pedimos que sejam preservados os direitos de compilação do material.
Veja detalhes no site como participar de forma mais efetiva do projeto.