Trabalhar em equipe sempre tornará mais fácil e produtivo tudo que se desejar realizar. Quando um grupo de pessoas se une os resultados se tornam melhores e a caminhada muito mais prazerosa. Porém, para que o trabalho em equipe dê certo são necessários alguns pontos que veremos a seguir.
O que é trabalho em equipe?
É quando um grupo de pessoas se une e colabora uns com os outros para que atingir um potencial máximo e, juntos, alcançarem objetivos. É uma das habilidades mais desejáveis em qualquer organização, pois essa prática cria confiança entre colegas, aumenta a produtividade, promove senso de comunidade e cria oportunidades para crescer.
É mais do que reunir um grupo para dividir tarefas e cada um atuar de forma independente. Para que a meta seja alcançada ou o problema solucionado, as pessoas da equipe devem interagir entre si, discutindo as alternativas e opções, e colocando seus esforços juntos para obter os resultados desejados. Caso contrário, não é caracterizado trabalho em equipe.
A chave para o sucesso de um trabalho em equipe está em perceber que um projeto desenvolvido em parceria será mais eficaz do que individualmente.
Qual a importância do trabalho em equipe?
A união dos colaboradores traz inúmeros benefícios para a organização, pois aumenta a produtividade e o engajamento. Isso porque, em uma equipe de trabalho, as tarefas podem ser distribuídas de acordo com a afinidade e habilidade cognitiva de cada colaborador, acarretando em um foco maior em sua atividade e, consequentemente, se essa regra for aplicada a toda equipe, haverá um aumento na produtividade e engajamento de todo um time. Outro aspecto importante é o sentimento de pertencimento a um grupo e criação do patrimônio colaborativo.
Quando profissionais de diferentes áreas e com experiências diversas colocam suas cabeças para funcionar juntas em busca de um objetivo comum, vemos vantagens significativas, com soluções estratégicas e criativas, pois cada um traz habilidades e perspectivas próprias e o compartilhamento ajuda na solução dos problemas.
Podemos dizer que trabalhar em equipe gera inovação a partir da diversidade de olhares, trazendo agilidade e aumento da produtividade. Outro ponto a considerar é que temos soluções mais criativas, além de estimular o aprendizado de toda a equipe.
Como trabalhar em equipe? Dicas para os Gestores
Pode parecer algo simples de definir, mas entender e colocar em prática requer esforço e orientação. É preciso construir uma cultura de respeito, de colaboração, com espaços de escuta e compartilhamento, baseada na comunicação clara e eficiente.
É preciso também saber administrar conflitos, lidar com as diferenças e gerenciar expectativas.
O que mais importa para uma colaboração de sucesso não são as personalidades, atitudes ou estilos comportamentais dos membros de uma equipe, mas uma direção convincente, estrutura forte, contexto de apoio e mentalidade compartilhada.
É importante criar uma cultura de colaboração, construindo confiança para que as pessoas se sintam seguras em trabalhar com seus pares, afinal, é difícil ser produtivo se você não confia nos seus colegas. Uma prática que pode ajudar, por exemplo, é promover um almoço com a equipe ou mesmo um happy hour.
Oferecer suporte e treinamento é fundamental. Outro ponto importante é celebrar sempre as conquistas individuais e do grupo, reconhecendo-as como marcos e contribuições de forma positiva e encorajadora.
Estimule o diálogo, a escuta ativa e conheça as pessoas, identifique no que são bons e use seus talentos. Promova reuniões frequentes, sempre com respeito, mesmo que nem todos pensem igual.
Monte equipes diversificadas e inclusivas, uma vez que pessoas com diferentes origens trazem diversas perspectivas e ideias para a mesa de discussão, contribuindo para uma tomada de decisão mais completa.
Se possível, envolva profissionais com especialidades diferentes no mesmo time, ampliando ainda mais o espectro de talentos, desafiando e proporcionando o surgimento de novas ideias e diferentes ângulos de abordagens.
Objetivos e Responsabilidades são fundamentais
Para que uma equipe se complemente e tenha sucesso, é importante que os objetivos compartilhados estejam bem definidos e que todos os integrantes saibam aonde se quer chegar com determinado projeto.
Também é necessário definir claramente as funções e responsabilidades de cada membro da equipe. Assim, evita-se sobreposição de tarefas, desperdício de esforços e tempo e todos mantêm metas alinhadas.
Manter uma comunicação assertiva e frequente garante que todos os membros da equipe estejam na mesma página, levando a um trabalho mais preciso e concluído em um prazo mais curto. Uma comunicação forte também ajuda a construir confiança entre os membros da equipe, melhorando o desempenho geral.
Equipes diversificadas oportunizam a troca de conhecimentos e isso permite aos profissionais ampliarem seus horizontes e desenvolverem novas habilidades, aumentando engajamento e satisfação.
Outra forma de proporcionar aprendizagem é por meio de treinamentos, workshops, palestras com convidados qualificados de fora da organização, sempre reforçando a importância do trabalho em equipe.
É importante avaliar o desempenho geral e individual, entendendo onde estão as dificuldades para criar o suporte necessário para que os problemas sejam sanados, pois devemos ter em mente que relacionamentos são feitos de concordâncias e discordâncias, mesmo em ambientes profissionais.
Por isso, é fundamental saber gerenciar conflitos e lidar com profissionais difíceis, de forma a não deixar que isso prejudique a motivação, o desempenho, a satisfação e a produtividade da equipe.
Em termos de participação e avaliação, você pode contar com a ajuda da tecnologia e suas ferramentas para que todos estejam na mesma página, se comuniquem, compartilhem avanços, ofereçam soluções.
Aqui no projeto iremos disponibilizar outros documentos tratando de ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para auxiliar nos trabalhos em equipe.
Fique à vontade para entrar em contato e colaborar nessa discussão que é muito importante!